25 de maio de 2010

Pac Man no Google "custou" às empresas mais de US$ 120 milhões

Na semana passada, Pac Man, talvez o mais famoso game de todos os tempos, completou 30 anos. E para comemorar a data, o Google colocou uma versão executável do jogo em sua home page.  Estratégia das mais acertadas para o portal de buscas? Com certeza. Mas nem tanto para as empresas.
Isso porque o blog do Rescue Time – aplicativo de monitoramento que verifica o uso que funcionários fazem da internet no escritório -  fez alguns cálculos rápidos no último fim de semana, para verificar o quanto de produtividade foi perdida no ambiente de trabalho com o fato de que muita gente preferia jogar Pac Man ao invés de realizar seus trabalhos.
O pessoal do software tomou uma amostra aleatória de seus usuários – cerca de 11 mil pessoas que passaram algum tempo no Google no dia 21 de maio, data em que o Pac Man se tornou executável na página . E comprovou que 4.820 horas de trabalho foram desperdiçadas por causa do game.
Segundo o relatório do Rescue Time:
- o usuário passou uma média de 36s a mais do que o habitual no Google.com no dia 21 de maio;
- o “Google Pac Man” consumiu precisamente quatro mil horas, 819 minutos e 352 segundos  dentro do ambiente de trabalho;
- o tempo dedicado ao jogo gerou perdas que totalizaram mais de 120 milhões de dólares;
- essa quantia é suficiente para pagar 19.835 funcionários do Google durante seis semanas.
 
Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário